29.3.09

Ser artista é coisa de mendigo!

Desde o começo da minha adolescência eu me pegava pensando no futuro, em que profissão iria escolher e conseguir viver do sustento dela, acho que todo mundo se apega a esse pensamento ou então a mãe põe na nossa cabeça como obrigação. A mãe às vezes é o mundo todo.
Tentei pensar em uma escolha que iria me satisfazer, quis artes cênicas, descobri que não atuava, pensei história, não gostava de ler, ciências sociais? Eu desacreditava muito no mundo. Música? Apesar de tocar violão achava meu conhecimento pequeno. Filosofia? Iria me levar a que? Um mendigo graduado? Tentei então as profissões que eu não gostava tanto, mas que me davam um ar de “herói”. Quis economia, meu tio ganhou muito dinheiro nisso, infelizmente, peguei recuperação em matemática e isso me fez desistir. Biologia? O mundo é muito tolo ainda pra querer que alguém salve a natureza. Medicina? Sim! Medicina!
Eu tinha achado o que queria, eu viraria médico e seria conhecido como Doutor, mesmo não sendo. Aí vieram os problemas, não sabia lidar com pessoas, os humanos são muito confusos, eles confundem tudo, desisti mais uma vez.
Por esses dias me perguntaram: O que você é? Pensei em todas as possibilidades que já criei, tentando me encaixar, mas nem uma me coube, então respondi: Sou artista! Afinal, o que é o artista? É nada.
Artista é o mendigo da esquina que vende quadros, que dizem ser bonito, mas ninguém entende o que quer dizer. È o poeta da praça, que ninguém esta disposto a ouvir. É o escritor de um bom livro que ninguém lê ou se lê não o sente como deveria. É o cineasta que faz o filme, mas ninguém sabe o significado de um filme. É o louco varrido que dizem estar bêbado. Ser artista é sentir, mas quem sente ou sabe o que é sentir, quem hoje em dia entende o que é ter inspiração?
O artista sou eu! Que faço um monte de coisa e ao mesmo tempo não sou nada. Mas afinal, quem quer de verdade ser alguma coisa? Eu não. Prefiro ser artista.

5 comentários:

Unknown disse...

Que profundo.
Também fico me perguntando que merda quero ser da vida, mas acho que nem pra "artista" sirvo.

disse...

Ser artista naum é pra qquer um! Como vc disse e preciso sentir, ou seja ter alma! A alma é a voz q ecoa por entre gestos quase impercetiveis, olhares, palavras q poucas vezes sao percebidas por akeles q estao a nossa volta!
Continue sendo artista, ainda que naum tenham os aplausos, mas expresse sempre o q o seu coracao deseja sentir...sempre! Vale a pena! Pq o artista naum sabe e nem pode viver de outra forma, a naum expressando a sua alma! Sua fã!

Unknown disse...

eu não faço idéia do que eu sou...
a única coisa que eu sei que eu faço bem, é amar...
será que também sou artista?
será que eu sou mendigo?
tu sempre me coloca pra pensar...

A ANTÍTESE disse...

Minha ninfa artista....seja artista na medicina, no jantar , no violão e nas fotos.
Jah q pra mim ser artista sig estar onde o povo esta, e realizar o q se faz de forma mágica...o q vc sempre me fez perceber fazer.
amiga, estudante, artista e inconformada.... continue assim
fazendo o povinho pensar.

Flávio C. Vieira Jr disse...

Estrelinhas muitas!
E destas, os brilhos refratam na pupila, invadem o cristalino, desfocam... invertem-se na dança, como bailarinos...

e projetam, no silêncio escuro, um tal de amor